sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Antecedentes criminais FBI

Ontem fui até o correio e postei meu requerimento para os antecedentes criminais do FBI. Eu enviei como carta prioritária registrada, mas também pode ser enviada como correspondência comum ou sedex. Vou aproveitar e falar um pouco mais sobre a obtenção dos antecedentes.

Quem precisa solicitar os antecedentes do FBI?
Todas as pessoas que moraram por mais de 6 meses nos Estados Unidos.

É necessário pedir os antecedentes do Estado além do FBI?
Na página do CIC consta a informação de que os certificados estaduais podem ser pedidos, mas o único documento realmente solicitado é o certificado do FBI.

Como proceder?
Primeiramente, preencha o formulário que está disponível no site do FBI. Preencha também o formulário para a coleta de digitais. Após isso, colha as digitais; isso pode ser feito na polícia federal, civil ou postos do Poupa-tempo. Não se esqueça de levar documento com foto e um formulário extra impresso para o caso de imprevistos.

Formas de pagamento
O pagamento do atestado de antecedentes pode ser feito por cartão de crédito ou money order. A taxa é de $18.

Para onde envio?
Envie o formulário de requisição, o formulário com as digitais e o formulário do cartão de crédito ou a money order para:
FBI CJIS Division - Record Request
1000 Custer Hollow Road
Clarksburg, WV 26306 USA

Qual o prazo para o recebimento da resposta?
Até 12 semanas.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Colhendo as digitais


Hoje eu finalmente consegui arrumar tempo para ir até a Polícia Federal de SP colher a minhas digitais. Como eu morei um ano nos Estados Unidos, preciso dos antecedentes criminais do FBI e pra isso tinha de colher as digitais no formulário próprio deles.

Cheguei lá às 8 da manhã, mas para quem vai também fica uma dica, o departamento que faz esse trabalho só abre às 9:00h. Depois de esperar o setor abrir, finalmente achei o local e o processo todo foi bem rápido. Agora só preciso colocar tudo num envelope e enviar para o FBI. Acho que faço isso ainda esta semana.

Enquanto isso, aguardo alguma comunicação do BIQ.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mudanças no processo

Eu já sabia que as mudanças estavam vindo, mas não esperava que fosse assim, sem aviso. Por sorte eu já havia enviado meu dossiê, mas muitas pessoas que estavam se preparando para enviar ainda esse ano não conseguiram fugir das novas regras.
Agora será preciso confirmar com exames oficiais de proficiência o nível de francês e inglês. Isso inclui mais custos e mais tempo no processo. Haja coração!
O que eu penso disso tudo é que é uma forma de diminuir os custos com o imigrante recém-chegado ao Québec. Pode ser mais oneroso e mais difícil para quem passa pelo processo, mas por outro lado garante que estaremos mais preparados no idioma e consequentemente, podemos ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho.
Ainda não sei como fica minha situação, pois enviei o dossiê antes das mudanças, mas depois das entrevistas. Agora aguardo a segunda carta, cheia de esperança de receber meu CSQ em casa.
Au revoir